Círculos dialógicos e cartas pedagógicas entre mulheres do campo. (Corneli, Cristiane, 2022).
Foto: Acervo ObservaEduCampoVRP. Santa Cruz do Sul, Abril de 2022.
A presente dissertação intitulada Saberes Populares e De(s)colonialização do Conhecimento: Círculos Dialógicos e Cartas Pedagógicas entre Mulheres do Campo teve por objetivo analisar os saberes populares existentes no processo educativo e de trabalho das mulheres do campo, bem como de que forma podem de(s)colonializar o conhecimento científico.
A pesquisa foi realizada com três mulheres, sendo duas jovens egressas da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC) e outra avó de uma das participantes. A metodologia de pesquisa teve inspiração na perspectiva freiriana. Para tanto, utilizamos Cartas Pedagógicas e Círculos Dialógicos como instrumentos de construção de dados e problematização. A análise foi realizada através da codificação e decodificação dos seguintes temas geradores: mulheres, trabalho e saberes populares. As vertentes epistêmicas que se tramam nessa pesquisa e que foram cruciais para me auxiliar na interpretação e análise das temáticas foram o materialismo histórico-dialético e epistemologia feminista.
Com isso, foi possível compreender as tramas e contradições explicitadas pela pedagogia da alternância, existentes entre os saberes populares e os científicos materializados no trabalho (re)produtivo. As problematizações desvelam tanto a presença da colonialidade (moderna-capitalista-patriarcal) quanto a descolonialidade do conhecimento na relação dessas mulheres no cotidiano de suas vidas e na escola.
CORNELLI, Cristiane. Saberes populares e de(s)colonialização do conhecimento: círculos dialógicos e cartas pedagógicas entre mulheres do campo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul, p. 104, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11624/3463.
Comments