top of page

PRÉ-FÓRUM PAULO FREIRE "A HISTÓRIA LATINO-AMERICANA É CONTINUIDADE COLONIAL"



No dia 20 de abril, sábado, aconteceu o Pré-Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, na Escola Família Agrícola de Vale do Sol (EFASOL). Durante o Pré-Fórum, dialogou-se sobre a “concepção de História em Paulo Freire” - tema de pesquisa de Camila Wolpato (UNISINOS), animadora do encontro.



Foto do Acervo do ObservaEduCampoVRP (2024). Camila Wolpato Loureiro, educadora na educação básica e pesquisadora. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

 

A pesquisadora selecionou 30 entrevistas concedidas por Freire, em diferentes veículos de comunicações brasileiros, e publicadas entre 1979 e 1997. Conforme os resultados da pesquisa, o patrono da educação brasileira “faz-se sujeito histórico em suas contradições e limitações, contrariando a lógica passadista e relativista do positivismo e do historicismo, respectivamente”. Para Camila Wolpato, “Paulo Freire dialoga com as pessoas e com as experiências práticas e teóricas e, com isso, fazendo seu próprio caminho na história intelectual latino-americana”. 

 

Participaram do Pré-Fórum: estudantes, educadores, egressos e famílias da EFASOL, estudantes de mestrado e de doutorado do PPGEdu da UNISC, professores/as de pós-graduação e educadores/as populares vinculados/as ao Observatório da Educação do Campo do Vale do Rio Pardo e do GP-CNPq: Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Descolonais, além de representantes dos Sindicato dos/das Trabalhadores/as Rurais.



Foto do Acervo do ObservaEduCampoVRP (2024). Participantes reunidos/as.

 

Julio César Gaspary, agricultor familiar e pai de uma estudante disse que “para mim, esse encontro representa metas e buscas; não ser como ontem, mas melhor do que hoje para fazer o amanhã”. O educador popular e professor da Universidad Pedagógica Nacional (Colômbia), Alfonso Carrillo Torres disse ter refletido que “a história não é apenas a assunto de historiadores, mas de todos; pois, todos nós podemos escrever a História”.

 

Algumas palavras que definiram esse encontro foram mencionadas pelos/as próprios/as participantes: história, reflexão, partilha, esperança, gratidão, aprendizado, troca, legado, semeadura, militância, inconformidade, mudança, transformação, caminhos, coletividade, voo, amanhã, busca, humildade, renovação, acolhimento, trocas, coragem, fome (de saber) e educação popular.



Foto do Acervo do ObservaEduCampoVRP (2024). Na foto, professor Alfonso Torres Carrillo (UPN, Colômbia) fala sobre a importância da História.

 

Antes mesmo da exposição-dialogada pela pesquisadora, realizou-se uma mística com a participação de todos/as/es participantes do Pré-Fórum – relacionando-se, assim, ética e estética libertadoras inspiradas em Paulo Freire. Ao final, aconteceu um grande almoço de confraternização entre os/as participantes e visitação ao entorno da escola e as suas dependências, como: a Casa de Cultura e a área experimental agropecuária.



Foto do Acervo do ObservaEduCampoVRP (2024). Estudantes da EFASOL, conduzem a mística de abertura do Pré-Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.

 

Essa atividade antecede o XXV Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire que ocorrerá no final de maio, na UFRGS. Mais informações, encontram-se no site: https://www.ufrgs.br/xxvforumpaulofreire2024/




Realização: ObservaEduCampoVRP e GP-CNPq: Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Descoloniais.


Apoio: PPGEdu Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul. Programa de Apoio a Pós-Graduação (PROAP)- Capes.

Comments


bottom of page